Programa Gira Mundos leva artistas de Guarujá para o Museu de Artes de São Paulo (Masp)

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou na última terça-feira (3) mais uma edição do Programa Gira Mundos. Nesta ocasião, um grupo de 15 visitantes — entre artistas, estudantes, produtores e gestores culturais — foi levado ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) para conhecer a exposição “A Ecologia de Monet”.

A mostra, que reúne obras do renomado pintor impressionista francês, retrata sua relação com as transformações ambientais e já bateu recordes de público no Masp. A atriz, bailarina e capoeirista Juliana Lima, que participou da atividade, destacou a relevância do tema.
“O conteúdo da exposição reforça a importância do respeito ao meio ambiente. Foi uma experiência maravilhosa, cheia de emoções ao apreciar cada obra e sua sensibilidade, além de transmitir conhecimento e consciência ecológica”, afirmou.

O coordenador do Programa Gira Mundos, Jurandir Pereira, ressaltou o caráter inédito da mostra. “É a primeira vez que uma exposição de Monet chega à América Latina. Para todos nós, foi uma oportunidade valiosa”, disse.

Sobre o programa
Criado pela Secult, o Gira Mundos busca ampliar o acesso a eventos culturais, espaços artísticos e patrimônios históricos. Por meio de visitas, oficinas e atividades mensais — como espetáculos, exposições e festivais —, o programa promove aprendizado prático, formação e o fortalecimento de projetos culturais. As vagas são oferecidas mensalmente, mediante convite ou manifestação de interesse.

O secretário de Cultura de Guarujá, Marcelo Wallez, destacou a importância da iniciativa.
“O Programa Gira Mundos aproxima o movimento cultural da nossa Cidade da produção artística desenvolvida no país, democratizando o acesso e criando oportunidades de contato com ações que fortalecem a cultura guarujaense”, concluiu.

Publicidade

Publicidade