Nova operação humanitária recebeu 54 repatriados dos Estados Unidos
Voo trazendo brasileiros repatriados dos Estados Unidos chegou na noite de ontem (10) ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a aeronave pousou às 22h20, trazendo 54 pessoas de volta ao país.
A maior parte dos passageiros era formada por homens desacompanhados, que representaram 74% do total. Também retornaram três crianças de até 14 anos e duas pessoas com 60 anos ou mais.
Desde fevereiro, o governo federal já promoveu 21 operações de repatriação, garantindo o retorno seguro de mais de 1,8 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.
Segundo o ministério, os voos ocorreram em 26 de janeiro; 7 e 21 de fevereiro; 15 e 28 de março; 11 e 25 de abril; 9 e 24 de maio; 7 e 21 de junho; 2, 4, 18 e 25 de julho; 7, 13, 20 e 27 de agosto; além de 3 e 10 de setembro.
A iniciativa integra o programa Aqui é Brasil, que oferece acolhimento humanizado a brasileiros repatriados ou deportados. O projeto, conforme o ministério, busca dar uma resposta organizada e solidária aos processos de deportação e repatriação, reafirmando o compromisso do Estado com a garantia dos direitos humanos e o respeito à dignidade das pessoas que regressam.
© Raul Lansky/MDHC


Publicidade
Publicidade