Lula conversa com Trump e pede fim de tarifaço sobre produtos brasileiros
Nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma videoconferência de aproximadamente meia hora com o presidente norte-americano Donald Trump. Durante o diálogo, Lula defendeu o fim da tarifa adicional de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou o encontro virtual “muito favorável” sob o ponto de vista econômico.
De acordo com informações do Palácio do Planalto, a conversa se deu em clima descontraído. Ambos os presidentes revisitaram a boa relação estabelecida em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, e reforçaram a avaliação positiva daquele encontro anterior.
A ligação foi feita por iniciativa de Trump, que trocou contatos pessoais com Lula para facilitar uma comunicação direta.
No diálogo, o presidente brasileiro afirmou que a retomada da interlocução representa “uma chance de reconstruir laços históricos de amizade de mais de dois séculos entre as duas maiores democracias ocidentais”. Lula também ressaltou que o Brasil é um dos poucos países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm saldo positivo na balança de bens e serviços. Na sequência, pediu a retirada da sobretaxa e a revisão de restrições aplicadas a autoridades brasileiras.
Segundo o Planalto, Trump encarregou o secretário de Estado Marco Rubio de dar continuidade às tratativas junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin, ao ministro da Fazenda Fernando Haddad e ao chanceler Mauro Vieira.
Os dois líderes também sinalizaram a intenção de realizar um encontro presencial em breve. Lula propôs que esse encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, reiterou o convite para Trump comparecer à COP30, em Belém, e manifestou disposição para viajar aos Estados Unidos.
© Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil


Publicidade
Publicidade