Guarujá institui Agenda Jovem no Município

Guarujá instituiu a Agenda Jovem no Município, através do Decreto N.º 17.021, publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (12). A iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por intermédio da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), tem como objetivo principal implantar as políticas públicas voltadas aos jovens, além de coordenar o Espaço Juventude.

Pessoas com idades entre 15 e 29 anos são o público-alvo, conforme o artigo 1.º do Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013). Agosto foi escolhido por ser o Mês da Juventude, sendo o Dia Internacional da Juventude comemorado no dia 12.

Entre os princípios que devem nortear as ações da Agenda Jovem estão a promoção da autonomia e emancipação dos jovens, a valorização e promoção da participação social e política, de forma direta e por meio de suas representações, a promoção da criatividade e participação no desenvolvimento do Município e o reconhecimento do jovem como sujeito de direitos universais, geracionais e singulares, entre outros.

A Agenda Jovem deverá promover cidadania, participação social e política; educação, saúde, cultura, desporto e lazer; profissionalização, trabalho e renda; diversidade e igualdade; comunicação e liberdade de expressão; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade, segurança pública e acesso à justiça, além de divulgar e estimular o cadastro no ID Jovem.

O gestor de programa da Sedhuci, Marcos Vinicius de Jesus Santos, designado para ficar à frente deste projeto, exalta o protagonismo juvenil e comemora a iniciativa. “Precisamos ressaltar a importância da participação ativa dos jovens em questões que os afetam, pois eles são agentes de mudança em suas comunidades”, destaca.