Guarujá abre inscrições para o Festival de Artes, Linguagens e Ações

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), publicou o edital do Festival de Artes, Linguagens e Ações (FALA), que acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro. O evento busca selecionar e remunerar artistas e grupos locais nas áreas de teatro, música, dança e audiovisual.

As inscrições estão abertas até 30 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial da Prefeitura: https://www.guaruja.sp.gov.br/festival-de-artes-linguagens-e-acoes-2025

O festival tem como proposta valorizar a produção artística da cidade, estimular a formação de público e ampliar o acesso aos bens e direitos culturais. No total, serão selecionadas 56 apresentações, com um investimento global de R$ 120 mil destinado à remuneração das propostas.

O edital define os valores e as quantidades por categoria: teatro (14 espetáculos), música (8 apresentações), dança (14 espetáculos) e audiovisual, que contemplará até 50 produções — sendo até 25 videoclipes e até 25 curtas ou médias-metragens.

O FALA também incentiva a diversidade dentro de cada linguagem. No teatro, por exemplo, serão aceitas propostas de comédias, dramas e musicais; na música, gêneros variados como samba, pagode, MPB, rock, reggae e xote; e na dança, estilos que vão do balé clássico ao hip-hop e à dança contemporânea.

Para o secretário de Cultura, Marcelo Wallez, o festival é uma oportunidade de fortalecer a produção artística local e aproximar o público dos artistas da cidade. “O FALA é uma plataforma que favorece a troca de experiências e amplia o diálogo entre criadores e a comunidade”, destacou.

O edital segue as diretrizes da Lei nº 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), da Lei nº 13.019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais), da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, na classificação indicativa), além de outros normativos aplicáveis.

Publicidade

Publicidade