Atendimento á População de rua de Guarujá conta com novo veiculo

Nesta quarta-feira (6), às 9h30, a Prefeitura de Guarujá entrega um veículo equipado para ampliar o alcance do Consultório na Rua, serviço estratégico da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia ocorrerá em frente ao Cemitério da Vila Júlia (Rua Silvio Rolim, s/nº), base de operações da equipe que atende pessoas em vulnerabilidade social.

NOTICIAS

8/5/20251 min read

A nova viatura permitirá à equipe multidisciplinar — composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo e terapeuta ocupacional — intensificar os atendimentos em regiões como:

  • Santo Antônio, Pitangueiras e Praça 14 Bis;

  • Estação das Barcas (Vicente de Carvalho);

  • Enseada, Perequê e áreas periféricas.

Atualmente, o projeto acompanha 400 pacientes cadastrados, oferecendo:
✅ Atendimento clínico e terapêutico;
✅ Rodas de conversa e atividades lúdicas;
✅ Administração de medicamentos;
✅ Exames laboratoriais e encaminhamentos na rede pública.

Inovações no Cuidado

Recentemente, a equipe foi capacitada para implantar o Implanon, método anticoncepcional de longa duração. Três procedimentos já foram realizados, ampliando o acesso a saúde reprodutiva. "Respeitamos a autonomia da paciente: ofertamos o recurso e, se desejado, fazemos a inserção", explica Luciana Saião, diretora de Atenção Especializada.

Desafios e Avanços

Com a mobilidade ampliada, o serviço poderá:

  1. Reduzir o tempo de deslocamento entre os 15 pontos de atendimento;

  2. Aumentar a frequência de visitas a comunidades isoladas;

  3. Agilizar o transporte de insumos médicos e vacinas.

A iniciativa reflete a política municipal de levar saúde além dos muros das unidades, rompendo barreiras de acesso e preconceito. Como destacou o secretário de Saúde, "Cuidar de quem está à margem é um dever ético e um passo essencial para uma cidade verdadeiramente acolhedora".

o Consultório na Rua, uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa atender a população em situação de rua, é proveniente do Fundo Nacional de Saúde e repassada aos fundos de saúde municipais e do Distrito Federal. O financiamento faz parte do bloco de Atenção Primária à Saúde e é destinado ao custeio das equipes multiprofissionais que atuam no programa.